POLÍTICA DE GESTÃO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS PARA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA DE COMPLIANCE

INTRODUÇÃO

A (Nome da Empresa) optou por instituir a Política de Gestão dos Serviços Terceirizados com o objetivo principal de parametrizar a contratação e a gestão dos prestadores de serviços. Utiliza-se da terceirização, onde algumas de suas atividades são repassadas à prestadores de serviços, com os quais estabelece uma relação de parceria, para que mantenha seu foco em seu segmento de atuação.

OBJETIVO

Esta Política de Gestão dos Serviços Terceirizados tem como objetivo estabelecer os critérios, responsabilidades, competências e orientar quanto aos procedimentos a serem adotados nos processos de contratação, gestão e avaliação do desempenho de empresas prestadoras de serviços, com segurança operacional e jurídica.

CRITÉRIOS PARA O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO

A decisão de terceirizar deve ser precedida de análise de risco, custo, oportunidade e conveniência, dentre outros, considerando:

  • Importância e criticidade da atividade para os processos da empresa e as consequências de deixar de executá-la internamente.
  • Riscos de inadimplemento das obrigações legais.
  • Capacidade de reação em eventuais emergências pela empresa.
  • Custos de execução por terceiros, em relação ao custo de execução interna.
  • Existência de prestadores de serviços capacitados.
  • Cumprimento das políticas da empresa.
  • As empresas prestadoras de serviços deverão ser legalmente constituídas e ter comprovada sua idoneidade e capacidade técnica e administrativo-trabalhista, para a assunção das responsabilidades contratuais.
  • A formalização do contrato se dará mediante a assinatura dos representantes legais da contratante e contratada, com o respectivo reconhecimento de firma em cartório, em documento que contenha no mínimo:
    1. denominação, sede e representantes da contratante;
    2. denominação, sede e representantes da contratada;
    3. objeto do contrato;
    4. Obrigações e direitos;
    5. Vigência;
    6. Honorários, forma de pagamento, índice de reajuste e periodicidade;
    7. Cláusula anticorrupção;
    8. Foro para dirimir eventuais conflitos.
  • Existindo algum grau de parentesco entre funcionários com a empresa contratada ou o prestador de serviços, ficará impedida a contratação do serviço.
  • Fica vedada a terceirização de atividades com pessoas físicas ou firma individual, salvo quando tratar-se de profissional com alto grau de especialização técnica, inclusive consultores técnicos, por prazo determinado.
  • É expressamente proibida a utilização, por parte do prestador de serviço/empresa contratada, de mão-de-obra de menores de idade no desempenho de serviços contratados.
  • As empresas contratadas/prestadoras de serviços não poderão em nenhuma hipótese subcontratar a totalidade dos serviços.

PRINCÍPIOS

Estes princípios devem ser rigidamente observados:

  • Os empregados de prestadores de serviço não devem ter subordinação direta a empregados da empresa.
  • A contratação deverá ser efetuada pelo serviço a ser executado, e não pela mão de obra, exceto no caso de mão de obra temporária.
  • Garantir que toda comunicação de execução do serviço ocorra por meio de prepostos.
  • Na execução do serviço não poderá haver pessoalidade (estabelecer a execução do serviço por um determinado empregado da contratada).
  • Manter a gestão estratégica nas atividades vinculadas ao negócio.
  • Garantir qualidade e produtividade por meio da especialização;
  • Garantir o cumprimento das obrigações legais e de responsabilidade social.
  • As atividades terceirizadas não poderão constar no rol de atividades efetuadas por empregados da empresa no local de prestação de serviço.
  • As atividades terceirizadas devem constar no objeto social da contratada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta Política de Gestão dos Serviços Terceirizados deve ser acompanhada pela Área de Responsabilidade ______________)In designada da (Nome da Empresa), no que tange à aplicação dos procedimentos de acompanhamento e ao controle de suas diretrizes.

As exceções, eventuais violações e casos omissos devem ser analisadas individualmente.