POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO AO PROGRAMA DE COMPLIANCE
OBJETIVOS
Promover a comunicação integrada entre a [nome da empresa] com os seus públicos de relacionamento, de forma alinhada, coordenada e sinérgica, tendo como base as diretrizes do Planejamento Estratégico, visando ampliar a percepção da marca e a reputação corporativa.
VALORES
- Ética.
- Comprometimento e respeito ao ser humano.
- Valorização e motivação das equipes de trabalho.
- Promoção da equidade de gênero e do respeito à diversidade.
- Transparência assegurada a todos os públicos.
- Fortalecimento da cultura empresarial.
- Capacitação, criatividade e inovação tecnológica.
- Eficiência e eficácia administrativa.
- Conformidade legal.
DIRETRIZES
As diretrizes apontam os caminhos que devem orientar os procedimentos de comunicação, em conformidade com os objetivos estratégicos da [nome da empresa], evitando-se, assim, a duplicidade de esforços, bem como o desperdício de recursos, e consolidando-se a missão e os valores perante os diversos públicos.
- Credibilidade – desenvolver ações de comunicação que preservem e garantam a credibilidade da [nome da empresa] perante seus públicos;
- Otimização – identificar as ações e campanhas que possam ser veiculadas conjuntamente, otimizando esforços e recursos;
- Democratização – fomentar estratégias e ações de comunicação integrada que garantam para todos o conhecimento e o acesso à informação;
- Regionalização – oferecer infraestrutura e recursos humanos para fortalecer o papel estratégico das Unidades, dentro da rede nacional de disseminação, como canal de divulgação das informações;
- Planejamento – registrar, por meio de planos de ação, os procedimentos e atividades que sustentarão, na prática, o processo de comunicação;
- Monitoramento – desenvolver indicadores de comunicação e relatórios de desempenho que sirvam para avaliar os procedimentos e atividades que sustentarão, na prática, o processo de comunicação integrada.
PROCESSO
A comunicação da [nome da empresa] é formada pelos processos listados a seguir, os quais se referem ao fluxo de trabalho:
- Gestão da comunicação
- Gestão de conteúdo
- Comunicação interna
- Relação com a imprensa
- Comunicação institucional
- Comunicação com a comunidade
PROCEDIMENTOS GERAIS
- Comportamento da direção
Garantir a implantação, manutenção, ampliação e agilidade dos fluxos de comunicação entre a Instituição, os colaboradores e a sociedade.
- Comportamento gerencial
Os gestores, em seus mais diversos níveis, respondem pela qualidade e intensidade dos fluxos de comunicação na Instituição, e devem, portanto, participar ativamente da Política de Comunicação Integrada.
- Comportamento da área de comunicação
Atuar como coordenador/ gestor da implementação e manutenção desta Política.
GLOSSÁRIO
Ações Promocionais
Ações desenvolvidas com o objetivo de chamar a atenção sobre o que se quer comunicar (planos, produtos, projetos, programas, situações etc.). Nem sempre envolvendo dispêndio financeiro.
Clipping
Atividade de coleta de textos e imagens em veículos de comunicação, com o objetivo de monitorar temas de interesse da organização com potencial para afetar seus negócios e sua imagem institucional.
Eventos Patrocinados
Ação promocional, caracterizada pela participação em projetos criados por terceiros, ou produzidos por eles a pedido da organização, mediante aquisição de cotas de patrocínio, que podem ser parciais ou totais.
Eventos Promovidos
Ações promocionais de natureza interna ou externa, realizadas por iniciativa e recursos próprios.
Canais de comunicação
Todos os meios que podem ser utilizados para a comunicação da organização com seus públicos.
Imagem Institucional
É a imagem que as empresas transmitem e pela qual são reconhecidas pelas pessoas de forma inconsciente e emocional. Essas percepções dependem da forma e do conteúdo de suas ações de comunicação interna e externa.
Reputação
Opinião do público em relação a uma empresa. É importante ferramenta de controle da imagem corporativa.